O sono que garante sua saúde

Dormir bem não é só uma questão de descanso, mas também uma forma de evitar várias doenças e viver uma vida mais longa. A quantidade e a qualidade do seu sono estão diretamente relacionadas com a saúde que você terá nos próximos anos.

Com a vida corrida que as pessoas levam hoje em dia e o excesso de informação, é cada vez mais comum encontrar quem esteja enfrentando problemas para dormir. Segundo um levantamento feito pela empresa Philips, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Ou seja, a cada 10 brasileiros, 7 estão tendo dificuldades para dormir.

Quais são os principais problemas de saúde que esse déficit de sono pode causar?

  • Estresse oxidativo
  • Desequilíbrio celular e produção de peróxidos e radicais livres
  • Mudanças no comportamento metabólico do armazenamento de energia
  • Alzheimer
  • Parkinson
  • Huntington
  • Aterosclerose
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Problemas cardíacos
  • Outros

Estresse oxidativo

Segundo um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, ficou comprovado que o sono tem uma função muito importante no nosso organismo, o efeito antioxidante.

Em resumo, dormir menos do que o necessário faz com que aumente a sensibilidade ao estresse oxidativo agudo, ou seja, uma noite bem dormida tem propriedades antioxidantes.

A oxidação das nossas células é uma agressão natural causada pelo oxigênio presente no processo de respiração, mas que em excesso pode acelerar o envelhecimento celular e causar várias doenças graves, como falaremos a seguir.

Desequilíbrio celular

Em tese, todo organismo vivo precisa de um equilíbrio entre suas células. A agressão a esse sistema pode causar a produção de peróxidos e radicais livres, que são moléculas altamente reativas, ou seja, capazes de reagir com vários componentes das células, inclusive seu DNA, oxidando-os e lesando-os definitivamente.

Mudanças no comportamento metabólico do armazenamento de energia

Em geral, as mudanças nos hábitos de sono estão diretamente relacionadas com mudanças no comportamento metabólico do armazenamento de energia e, consequentemente, aumento de peso e obesidade.

Doenças causadas pelo sono ruim

Em relação ao estresse oxidativo, ele é motivo de diversas doenças modernas, especialmente as doenças neurodegenerativas, tais como, Alzheimer, Parkinson, Huntington e Aterosclerose.

Já a obesidade é causadora de diversas doenças cardiovasculares e diabetes, entre outros.

O que fazer para ter o sono adequado

Os principais problemas relacionados a doenças do sono são insônia, ronco, apneia (respiração que para e volta durante o sono) e a narcolepsia (sono súbito e inconsolável).

Já as causas desses problemas são preocupações financeiras, uso excessivo de tecnologias como celular na cama e estresse decorrente de questões do trabalho.

Para solucionar esse problema, uma das primeiras medidas é adotar horários regulares para dormir.

Tendo o horário certo para dormir, os especialistas recomendam ir para a cama somente na hora de dormir, evitando distrações como celulares e televisão no quarto.

Por fim, é recomendável adotar uma alimentação leve no jantar, evitando álcool e cafeína.

A ferramenta iCoach pode te ajudar a organizar essas medidas e incluí-las na sua rotina diária de forma a te ajudar a criar esses hábitos e melhorar a qualidade do seu sono. Dormindo bem, além de ter mais saúde e qualidade de vida, você também sentirá melhora na sua produtividade, maior facilidade para alcançar os resultados desejados e sua felicidade geral.