5 dicas para trabalhar mais feliz

Pesquisas mostram, no Brasil e no mundo, que o número de pessoas infelizes com o seu trabalho é muito superior ao número que pessoas que gostam do que fazem.

Você faz ideia do porquê isso acontece?

Vários podem ser os fatores, que podem ser divididos em dois grupos, quais sejam, fatores externos e fatores internos. Por fatores externos nós temos problemas na economia mundial ou do país, no segmento de atuação da empresa ou na função do cargo, bem como problemas de gestão na empresa. Já os fatores internos são aqueles de dentro da pessoa, e são nesses que vamos focar.

 

Fatores internos da infelicidade

Se você não pode mudar o que é externo, vamos conversar sobre o que você pode mudar em você mesmo para ser mais feliz no seu trabalho.

O primeiro passo é alinhar as expectativas. Se você alimenta na sua cabeça a ilusão de que algum trabalho no mundo é 100% legal e divertido, você está plenamente enganado. Procure se informar.

Empresas são feitas para gerar lucro e com os níveis de competição atuais, é natural que o ambiente de trabalho seja de cobrança e pressão, o que faz com que os chefes e colegas não sejam necessariamente seus melhores amigos. Você não está na escola.

E não se engane em pensar que trabalhar em uma startup ou no Google é muito mais legal e divertido. Procure notícias a respeito e você verá que os funcionários do Google estiveram em greve recentemente, brigando por melhores condições de trabalho. Aquele videogame, poltronas coloridas e frutas picadinhas que eles colocam para os funcionários tem uma razão e não é diversão. É uma compensação pela cobrança e competitividade que eles impõem de seus profissionais.

Fora do mundo corporativo, a vida não é mais fácil. Quem olha o Instagram de artistas e jogadores de futebol pode achar que é uma vida 100% legal e divertida. Vire amigo íntimo de algum artista ou jogador e você verá a realidade. Viajar de férias é muito legal, mas viajar a trabalho toda semana é muito cansativo e chato. A pressão para continuar em alta é quase insuportável e qualquer problema físico é sinal de fim de carreira. Pense nisso.

Se você acha que eles até sofrem um pouco, mas ganham muito bem pra isso, reveja seus conceitos. Procure notícias e achará centenas que ficaram completamente pobres, pois ao deixarem de estar “em alta”, tentaram manter o mesmo padrão de vida e destruíram todo o patrimônio, além de muitos deles entrarem em depressão por conta disso.

Mas então, o que fazer para ser feliz no trabalho?

 

1- Descubra algo que o torne único

Independentemente de qual seja a sua função, você não deve querer ser igual a outra pessoa, pois você certamente tem características únicas que tornarão o seu jeito de realizar a função especialmente relevante.

Pense o que você pode levar para a empresa que ninguém mais poderia? Você é organizado? Você é criativo? Você veste a camisa como ninguém? Você é um líder nato? Você tem facilidade de reunir as pessoas ao seu redor? Cada um tem a sua característica mais marcante, procure descobrir a sua.

 

2- Saiba o que você quer

Pode não parecer, mas clareza de objetivos é uma das coisas mais difícil que existem. Muitas pessoas demonstrar ter uma noção nítida de onde querem chegar, mas suas ações confusas entregam uma tentativa equivocada de atirar para todo lado e ver o que pode dar certo.

Se você quer se tornar gerente da área, vá estudar gestão. Se para ser transferido para fora do país é necessário inglês fluente, estude diariamente o idioma até ficar melhor do que o inglês de qualquer outro não-nativo de língua inglesa da sua empresa.

Sabendo onde se quer chegar, você curte a jornada, se motiva mais a cada dia e evita a ansiedade.

 

3- Descubra o quanto você vale

Depois de saber o que te torna único e onde você quer chegar, avalie corretamente o quanto você vale.

Vamos ser sinceros e diretos aqui. Tem muita gente que “se acha”, mas uma análise adequada aponta que ela não é tão especial assim.

Não estamos dizendo que é o seu caso, mas pessoas que cometem esse equívoco tendem a se sentirem mais frustradas, pois esperam um reconhecimento superior, mas não entregam resultados que suportem esse reconhecimento. Então, elas colocam a culpa no chefe que não valoriza, na empresa que não tem plano de carreira etc.

Pesquise o mercado, saiba quanto é o salário mínimo, médio e máximo que as empresas geralmente pagam para os profissionais que exercem a função que você exerce. Depois, analise se suas habilidades estão alinhadas com aqueles que tem a menor remuneração, a mediana ou a maior. Se a maior remuneração exige conhecimento de SAP, por exemplo, e você não possui essa experiência, reconheça que você precisa se aprimorar para merecer o topo da remuneração do cargo.

 

4- Entenda o propósito do local onde você trabalha 

Toda empresa é criada com um propósito, que não é apenas o de gerar lucro ou de enriquecer seus donos. Uma empresa só sobrevive se ela oferecer algo que atenda a uma necessidade real da sociedade, seja de pessoas físicas ou de outras empresas.

Porém, no final, estamos sempre falando de pessoas.

Se você analisar bem, identificará que o local onde você trabalha tem um propósito e esse propósito tem uma relação com ajudar a sociedade de alguma forma.

Identificando esse propósito, fica muito mais legal trabalhar, pois você entende que não é sobre salário ou poder e, com aquilo que te torna único, você pode fazer a diferença na empresa e na vida de outras pessoas.

 

5- Encontre uma forma de se realizar nesse local

Por fim, olhe para o local onde você trabalha como uma oportunidade de você ser aquilo que você deseja, mesmo que em uma dimensão menor.

Para exemplificar, vamos imaginar uma pessoa cujo propósito seja levar cultura para as pessoas. Tudo bem se você não trabalha em Hollywood ou é parte de uma companhia de teatro, banda de rock ou escreve livros de sucesso. Você pode adotar várias iniciativas no local onde você trabalha para impactar as pessoas ao seu redor. Que tal criar um grupo que vai ao cinema juntos? E propor a contratação de um curso de teatro para ensinar a falar em público? Criar o cantinho da leitura com livros doados pelos funcionários pode ser uma boa ideia. Quem sabe criar uma banda amadora com alguns colegas que também gostam de música?

Entenda que você passa muito tempo do seu dia no local de trabalho e, para ser agradável, ele não precisa ser apenas um lugar onde você troca horas de esforço por uma recompensa financeira. Tente enxergar um valor maior em tudo o que se envolve.

 

Conclusão

Muitas coisas podem influenciar o nosso dia-a-dia no trabalho, mas apenas você é o responsável pelos sentimentos que você tem. Aprenda que não se trata do que acontece com você, mas como você reage ao que te acontece.

Você tem o poder e a opção de ficar chateado, frustrado e reclamando o dia inteiro. Como também tem o poder e a opção de enxergar o que há de positivo em cada situação, os aprendizados que você acumula e que ninguém pode tirar de você e a decisão de ser uma pessoa de atitude, que enfrenta as situações e tenta melhorá-las ou alguém que se coloca na posição de vítima.

No Método iCoach, você aprende técnicas e ferramentas para desenvolver essa mentalidade de crescimento e que te ajudam a adotar novos hábitos, se sentir mais confiante, feliz e realizado, bem como aumentam suas chances de ser promovido, pois toda empresa adora pessoas motivadas, antifrágeis e realizadoras.

 

Alan Martins